
Um bom exemplo para ilustrar o espírito associativo em Vila Verde é o Centro Cultural e Recreativo. Esta instituição chamou-se, até 2005, Centro de Instrução e Recreio e funcionou, durante muitos anos, com demasiados problemas e poucas realizações. Em boa hora, naquele ano, um grupo de jovens decidiu tomar a seu cargo os destinos do clube.

A transformação deu-se, então, não apenas no nome, mas principalmente no dinamismo com que os seus dirigentes atuam para levar a cabo as mais diversas atividades: bailes, jogos de futebol, torneios de jogos de cartas e de moedas (fito), festas de Natal (com exibição de pequenas peças de teatro, para entretenimento da população) e uma importante prova anual de motociclismo.
No ano de 2011, a prova de motos teve, além do contributo de várias empresas, o apoio importante da Câmara Municipal de Seia. Este evento desportivo que, pela primeira vez o município organizou, em parceria com o piloto senense, Mário Patrão, campeão nacional TT absoluto, teve o nome de 1º TRÓFEU ESTRELAS DE SEIA. Foi com estes importantes apoios que, no terreno, os dirigentes do Centro Cultural e Recreativo obtiveram mais um êxito importante: uma brilhante promoção da modalidade e da localidade de Vila Verde.

No ano de 2009 a instituição comemorou os 25 anos da sua fundação. Os festejos para registar a efeméride decorreram com brilhantismo e adesão da grande maioria da população da terra. A Associação de Desenvolvimento Samarreiros de Vila Verde associou-se a estas celebrações, tendo organizado as primeiras Jornadas do Couro. Constou este evento de conferências proferidas por Antenor Santos, sobre os curtumes antigos e modernos, e Franklim Pereira, autor de diversas obras editadas sobre o tema de que falou: o couro nas artes decorativas. Ainda sob a direção deste último, decorreu um workshop – oficina de artesanato de couro – com a colaboração de vários jovens vilaverdenses, que se ocuparam, durante uma manhã inteira, da confeção de várias manufaturas: carteiras, porta chaves e outros acessórios em couro.
Após um almoço festivo, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Seia, foi descerrada uma placa comemorativa dos 25 anos da instituição e apresentada, em ecrã gigante, uma exposição de fotografias antigas e de um filme da data da formação do Centro Cultural, 25 anos antes, o que constituiu uma surpresa muito agradável para todos os presentes.